EDITAL Nº 29/2006

 

 

A DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DA SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DA PREVIDÊNCIA - SEAP, no uso de suas atribuições legais, bem como atendendo aos termos do Decreto 2.508, de 20/01/2004 e considerando a autorização governamental exarada nos protocolados n.º 8.811.993-2 e 8.552.245-0, torna público o presente Edital que estabelece as instruções especiais para a realização do Concurso Público de Provas para o provimento de 27 (vinte e sete) vagas no Quadro Próprio do Poder Executivo – QPPE, conforme Anexo I, deste Edital.

 

 

1        DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

 

1.1          O Concurso Público será regido pelas regras estabelecidas neste Edital e executado pela Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina – COPS/UEL.

 

1.2          A seleção de que trata este Edital consistirá de prova de conhecimentos a serem avaliados por meio de aplicação de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório e avaliação médica, de caráter eliminatório.

 

1.3          A prova objetiva e a etapa de avaliação médica serão realizadas somente na cidade de Curitiba.

 

2          DO CARGO

 

2.1               AGENTE DE EXECUÇÃO –  Função: Técnico de Estúdio e Cinefotografia.

2.2               AGENTE DE APOIO – Função: Motorista.

2.3               REGIME JURÍDICO: Estatutário, com direitos, vantagens, obrigações e atribuições especificadas na Lei n 13.666, de 05 de julho de 2002, na Lei Estadual n 6.174, de 16 de novembro de 1970 (Estatuto dos Funcionários Civis do Paraná) e legislação pertinente que vier a ser aplicada.

2.4               CARGA HORÁRIA: 40 horas semanais, na forma da legislação vigente, podendo ser desempenhada no período noturno, Sábados, Domingos e feriados.

2.5               REMUNERAÇÃO MENSAL: Agente de Execução R$ 534,21 (quinhentos e trinta e quatro reais e vinte e um centavos)  e Agente de Apoio R$ 500,00 (quinhentos reais) e demais vantagens previstas em lei.

2.6               ESCOLARIDADE MÍNIMA: Agente de Execução – Ensino Médio Completo (antigo Segundo Grau), Carteira Nacional de Habilitação, categoria B ou superior, em situação regular no Departamento de Trânsito (DETRAN). - Agente de Apoio – Ensino Fundamental Completo e Carteira Nacional de Habilitação, categoria B ou superior, em situação regular no Departamento de Trânsito (DETRAN)

 

2.7               DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES

 

2.7.1     AGENTE DE EXECUÇÃO

 

FUNÇÃO TÉCNICO DE ESTÚDIO E CINEFOTOGRAFIA

 

Requisitos Mínimos

Sumário das Atribuições

 

 

Ensino Médico Completo ( antigo Segundo Grau) e Carteira Nacional de Habilitação, categoria B ou superior, em situação regular no Departamento de Trânsito (DETRAN)

Planejar, coordenar e gerar materiais para assegurar a realização de espetáculos cênicos (teatro, dança, ópera e outros) e audiovisuais (cinema, vídeo, televisão e rádio). Coordenar atividades de operação de sistemas de televisão e rádio, nas fases de planejamento e execução, gerenciando recursos humanos, financeiros e uso dos equipamentos. Produzir eventos externos, manipular áudio e vídeo. Dirigir e capturar imagens através de câmaras de cinema e vídeo para a realização de produções cinematográficas, televisivas e multimídia, com teor artístico, jornalístico, documental e publicitário. Executar conceito fotográfico e organizar produção de imagens. Realizar atividades de tratamento de áudio. Auxiliar na apresentação de programas de rádio e televisão. Inserir caracteres, créditos e artes nos produtos gravados. Preparar estúdio de TV e rádio e executar roteiro de programação. Administrar tráfego de sinal e monitorar transmissão de recepção de sinais de TV.

 

2.6.2          AGENTE DE APOIO

 

MOTORISTA

 

Requisitos Mínimos

Sumário das Atribuições

 

 

Ensino Fundamental Completo e Carteira Nacional de Habilitação, categoria B ou superior, em situação regular no Departamento de Trânsito (DETRAN)

Dirigir e manobrar veículos e máquinas pesadas. Definir rotas e itinerários. Transportar pessoas, cargas, documentos e objetos. Realizar inspeções, pequenos reparos e manutenções básicas do veículo. Providenciar manutenção preditiva, preventiva e corretiva de veículos e máquinas pesadas. Anotar informações sobre a utilização do veículo ou da máquina. Planejar o trabalho e estabelecer seqüência de tarefas para a execução de atividades com máquinas pesadas. Selecionar equipamentos de proteção individual (EPI) e sinalização de segurança. Conferir e observar o funcionamento de equipamentos afetos á sua área. Auxiliar na organização da rotina de serviços e procedimentos. Realizar registros e elaborar relatórios. Respeitar a legislação, normas e recomendações de direção defensiva. Controlar o consumo de combustível, quilometragem e lubrificação, visando a manutenção adequada do veículo. Zelar pela conservação e limpeza do veículo ou máquina. Providenciar a realização de ajustes e pequenos reparos. Auxiliar no carregamento e descarregamento de materiais. Efetuar a prestação de contas das despesas de manutenção do veículo. Preencher formulários com dados relativos à quilometragem, trajetos, horário de saída e chegada. Realizar viagens à serviço do órgão.

 

3          DAS VAGAS

 

3.1               Os candidatos ao cargo de Agente de Execução – Função Técnico de Estúdio e Cinefotografia,   aprovados, classificados e aptos na avaliação médica, dentro do número de vagas ora fixadas, atuarão na Rádio e Televisão  Educativa do Paraná – RTVE  e os candidatos ao cargo de Agente de Apoio – Função Motorista, atuarão no Instituto Médico Legal – IML.

 

3.2               Quando couber, os candidatos poderão optar se desejam concorrer às vagas preferenciais para afro-descendentes  ou para pessoas com deficiência.

 

3.3               DA RESERVA DE VAGAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

 

3.3.1  Às pessoas com deficiência, amparadas pelo artigo 37, inciso VIII da Constituição Federal; pela Lei Estadual n.º  13.456, de 11 de janeiro de 2002; e, pelo Decreto Estadual n.º  2.508, de 20 de janeiro de 2004, fica reservado o percentual de 5% (cinco por cento) do total de vagas, por município, conforme anexo II, deste edital.

 

3.3.2  São consideradas pessoas com deficiência aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas no artigo 34 do Decreto Estadual n.º 2.508, de 20 de janeiro de 2004.

 

3.3.3  Fica assegurado à pessoa com deficiência o direito de inscrever-se no Concurso para provimento de cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a sua deficiência, devendo ser observados os procedimentos específicos previstos no ato de inscrição, para que possa fazer uso das prerrogativas que lhe são facultadas.

 

3.3.4  O candidato com deficiência participará no Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos no que concerne ao conteúdo da prova, aos critérios de aprovação, ao horário, ao local de aplicação da prova e à nota mínima exigida para os demais candidatos.

 

3.3.5  O candidato com deficiência, se aprovado e classificado dentro do número de vagas previsto para a respectiva reserva, terá apurada a compatibilidade do exercício das atribuições do cargo com a deficiência de que é portador, mediante avaliação por equipe multiprofissional especialmente designada pela Secretaria de Estado da Administração e da Previdência – SEAP, nos termos da legislação vigente.

 

3.3.6  Para o cumprimento do disposto no item anterior, será constituída equipe multiprofissional composta de quatro profissionais capacitados e atuantes nas áreas das deficiências em questão, sendo um deles médico, e três profissionais integrantes da carreira almejada pelo candidato.

 

3.3.7          A equipe multiprofissional de que trata o item anterior emitirá parecer observando:

I - as informações prestadas pelo candidato no ato de inscrição;

II - a natureza das atribuições e tarefas essenciais do cargo a desempenhar;

III - a possibilidade de uso, pelo candidato, de equipamentos e outros meios que habitualmente utilize;

IV – e, o CID – Código de Identificação da Doença e outros padrões reconhecidos nacional e internacionalmente.

 

3.3.8 Na hipótese da pessoa com deficiência ser considerada inapta ao exercício do cargo ou da função, será constituída de ofício, no prazo de 30 (trinta) dias, Junta Médica para os exames, sendo o fato comunicado ao Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência.

 

3.3.9 Da Junta Médica de que trata o item anterior farão parte, no mínimo, um médico clínico, dois médicos especialistas na área de deficiência do candidato e um médico com conhecimentos de reabilitação da mesma deficiência, sendo facultado ao candidato indicar um médico para integrar a Junta Médica.

 

3.3.10 Mantida pela Junta Médica a inaptidão, poderá o candidato, não sendo unânime o laudo, recorrer no prazo de 30 (trinta) dias, ao Secretário de Estado da Administração e da Previdência, que decidirá sobre a matéria, ouvido o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência.

 

3.3.11 A deficiência existente, quando da nomeação para o cargo, não poderá ser argüida ou utilizada para justificar mudança de função.

 

3.3.12   Na inexistência de candidatos inscritos, aprovados ou habilitados para as vagas destinadas às pessoas com deficiência, as vagas remanescentes serão ocupadas pelos demais candidatos aprovados e habilitados, observada a ordem geral de classificação.

 

3.3.13      Os candidatos que se inscreverem como pessoas com deficiência poderão concorrer, além das vagas que lhes são destinadas por Lei, à totalidade das vagas, desde que aprovados, habilitados e observada rigorosamente a ordem geral de classificação.

 

3.4               DA RESERVA DE VAGAS PARA AFRO-DESCENDENTES

 

3.4.1          Pelo disposto na Lei Estadual n.º 14.274, de 24 de dezembro de 2003, fica reservado aos afro-descendentes o percentual de 10% (dez por cento) do total de vagas ofertadas por função e respectiva região, de acordo com o anexo II do presente Edital.

3.4.2          Os candidatos às vagas reservadas aos afro-descendentes participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos no que concerne às exigências estabelecidas neste Edital, conforme o artigo 2º da referida Lei.

3.4.3          Para efeitos do previsto neste Edital, considerar-se-á afro-descendente aquele que assim se declarar expressamente, no ato da inscrição, identificando-se como de cor preta ou parda, e como pertencendo à etnia negra, devendo tal informação integrar os registros cadastrais de ingresso de servidores, conforme o disposto no art. 4º da citada Lei.

3.4.4          Detectada a falsidade na declaração a que se refere o item anterior, sujeitar-se-á o infrator às penas da lei, sujeitando-se, ainda, se nomeado no cargo efetivo para o qual concorreu na reserva de vagas, à pena disciplinar de exoneração.

3.4.5          Os candidatos que se inscreverem para a reserva de vagas para afro-descendentes poderão concorrer, além das vagas que lhes são destinadas por Lei, à totalidade das vagas, desde que aprovados, habilitados e observada rigorosamente a ordem geral de classificação.

4          DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A INVESTIDURA NO CARGO

            I           Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo de direitos políticos (parágrafo 1º do art. 12 da Constituição Federal e Decretos n.º 70391/72 e n.º 70.436/72).

 

II            Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos na data da posse.

 

III           Estar em dia com as obrigações eleitorais.

 

IV          Possuir certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, se candidatos do sexo masculino.

 

            V          Comprovar o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo, conforme o disposto no subitem 2.6,  na data da posse, e da Carteira Nacional de Habilitação em situação regular junto ao DETRAN.

 

            VI         Apresentar boa condição de saúde física e mental.

 

           VII         Não possuir acúmulo de cargos na forma prevista na legislação.

 

           VIII         Cumprir as determinações deste Edital.

 

4.1      A não apresentação dos documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para a investidura no cargo/função importará em nulidade da aprovação ou da classificação e perda dos direitos decorrentes, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis.

 

5          DOCUMENTAÇÃO BÁSICA PARA O EXERCÍCIO NO CARGO/FUNÇÃO

Apresentar a seguinte documentação:

a)          Carteira de Identidade expedida pelo Instituto de Identificação do Estado do Paraná, indispensável para implantação do pagamento;

b)          Cadastro de Pessoa Física na Receita Federal (CPF);

c)          Cópia autenticada do cartão do PIS/PASEP, se tiver;

d)          Cópia da Certidão de Nascimento dos filhos menores;

e)          Comprovante de endereço atual;

f)            Cópia autenticada do Certificado e Histórico Escolar que comprovem a escolaridade exigida para a função e , e da Carteira Nacional de Habilitação em situação regular junto ao DETRAN.

g)          Para candidatos do sexo masculino: Cópia autenticada do Certificado de Reservista ou de dispensa de incorporação;

h)          Cópia autenticada do Título de Eleitor e comprovante de votação na última eleição;

i)            Preencher declaração de que não ocupa cargo ou emprego público em quaisquer das esferas de governo, excetuadas as hipóteses previstas no art. 37, XVI, da Constituição Federal, nem percebe outro benefício proveniente de regime próprio de previdência social relativo a emprego público;

j)            Apresentar declaração de bens e valores que compõem o seu patrimônio privado.

 

5.1 Os candidatos que tiverem sido aprovados, classificados e não eliminados na avaliação médica, até o limite do número de vagas, serão convocados para apresentação da documentação exigida para o exercício no cargo/função.

 

 

 

6        DOS PROCEDIMENTOS PARA A INSCRIÇÃO E PAGAMENTO DA TAXA.

 

6.1     A inscrição do candidato deverá ser efetuada no período compreendido entre 22 de março a 03 de abril de 2006, somente via Internet, no endereço eletrônico da Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina: www.cops.uel.br, onde existirá um “link” específico com o formulário para o preenchimento destinado à participação no Concurso Público.

 

6.2     O candidato poderá efetuar sua inscrição, a partir das 18:00 horas do dia 22 de março de 2006 às 23:00 horas do dia 03 de abril de 2006

 

6.3          No ato da inscrição, os candidatos ao cargo Agente de Apoio, Função Motorista, deverão optar pelo Município de atuação, conforme distribuição de vagas indicadas no Anexo I deste Edital. Não serão aceitos quaisquer pedidos de alteração de Município para o qual o candidato se inscreveu.

 

6.4            A título de cortesia, será disponibilizado aos candidatos envio de mensagens eletrônicas – SMS. A cortesia – envio de mensagens eletrônicas - somente abrangerá celulares que utilizam as seguintes operadoras: TIM, VIVO E BRASIL TELECOM. Esta cortesia não caracteriza comunicação oficial dos atos que regem o presente concurso público.

 

6.5          Para utilizar-se desta cortesia, referida no item anterior, os candidatos deverão assinalar “Termo de Permissão” contido no formulário de inscrição. O envio somente abrangerá os candidatos que optarem por receber tal comunicado via celular e cujo número do celular esteja corretamente preenchido.

 

 

6.6          O valor da taxa de inscrição é de R$40,00 (quarenta reais) para o Cargo Agente de Execução e R$ 30,00 (trinta reais) para o Cargo Agente de Apoio.

 

6.7          O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia  04 de abril de 2006 , em qualquer agência da rede bancária nacional, mediante a apresentação do boleto bancário impresso após o preenchimento do formulário de inscrição pela internet. A efetivação da inscrição corresponde ao pagamento da taxa.

 

6.8          Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Concurso Público estabelecidos por este Edital, pois a taxa, uma vez paga, não será restituída em qualquer hipótese.

 

6.9          Não haverá isenção, parcial ou total, do valor da taxa de inscrição.

 

6.10       É vedada a inscrição condicional e/ou extemporânea.

 

6.11       A qualquer tempo poder-se-á anular a inscrição, as provas e a nomeação, por meio de processo administrativo, inclusive após a homologação do resultado do Concurso, desde que verificada a prática de qualquer ilegalidade pelo candidato, tais como: falsidade nas declarações e/ou quaisquer irregularidades nas provas e/ou nos documentos apresentados.

 

6.12       Os candidatos que necessitarem de qualquer tipo de atendimento diferenciado para a realização das provas deverão solicitá-lo, por escrito, à Coordenadoria de Processos Seletivos da UEL, localizada na Rodovia Celso Garcia Cid, nº 445, CEP 86051-990, Caixa Postal 6050, Londrina - Pr, até o dia 04 de abril de 2006.

 

6.13       As solicitações de condições especiais para realização da prova objetiva serão atendidas obedecendo a critérios de viabilidade e de razoabilidade.

 

6.14       A inscrição implica em um compromisso tácito, por parte do candidato, de aceitação das condições estabelecidas no presente Edital e nos demais que vierem a ser publicados para a realização deste  Concurso Público.

 

6.15       A inscrição somente será confirmada após o pagamento da taxa de inscrição por meio do boleto bancário impresso pela internet.

 

6.16       A partir das 18:00 horas do dia 10 de abril de 2006, o candidato poderá verificar, no endereço eletrônico www.cops.uel.br, em ordem alfabética, o status da sua inscrição, devendo, em caso de alguma incorreção, no prazo de 2 (dois)  dias úteis, protocolar recurso junto à Divisão de Comunicação e Arquivo da Universidade Estadual de Londrina, localizada na Rodovia Celso Garcia Cid, nº 445, CEP 86051-990, Caixa Postal 6050, em Londrina, Paraná, nos seguintes horários: das 8:00 às 11:30 horas e das 14:00 às 17:00 horas, ou postar via SEDEX, no mesmo endereço anterior.

 

 

6.17       Em se tratando da correção apenas de dados cadastrais digitados incorretamente na inscrição, o candidato deverá informar o que deve ser alterado, mencionando também os dados que identificam a sua inscrição, por meio do fax da COPS (43) 3328-4448.

 

6.18       Em 20 de abril de 2006, às 18:00h a Coordenadoria de Processos Seletivos da UEL disponibilizará no endereço eletrônico www.cops.uel.br o Cartão de Inscrição para consulta e impressão, no qual estará indicado o local, o horário e o endereço de realização da prova.

 

6.19       O Cartão de inscrição contém um espaço destinado à afixação de cópia do documento de identidade e da fotografia do candidato e somente será válido com essa fotografia, que deverá ser atual (últimos dois anos).

 

6.20       O Cartão de Inscrição será exigido para o ingresso do candidato na sala de prova e será recolhido no dia da prova pelo fiscal de sala.

 

6.21   Decorridos 05 (cinco) dias da publicação do Edital de Inscritos a Coordenadoria de Processos Seletivos da UEL não se responsabilizará por inscrições não recebidas em decorrência de problemas de ordem técnica estranhas ao sistema COPS/UEL, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

 

6.22   A pessoa com deficiência, conforme estabelecido no item 3.3 deste Edital, deverá declarar essa condição ao efetivar sua inscrição e, no período das inscrições, de 22 de março de 2006 a 03 de abril de 2006, estabelecido por este Edital, deverá enviar à Coordenadoria de Processos Seletivos da UEL, localizada na Rodovia Celso Garcia Cid, nº 445, CEP 86051-990, Caixa Postal 6050, Londrina – Pr, via SEDEX: laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional da Doença – CID.

 

6.23   A pessoa com deficiência poderá solicitar prova ampliada ou com a presença de ledor, ou  atendimento especial para a realização da prova, indicando essas condições diferenciadas.

 

6.24    A pessoa com deficiência poderá requerer tempo adicional de no máximo uma hora para a realização da   

         prova, caso seja essa uma necessidade do candidato, solicitação que deverá obrigatoriamente estar  

         acompanhada de parecer favorável emitido por especialista na área de sua deficiência.

 

6.25    No ato da inscrição, o candidato com deficiência atestará que está ciente da necessidade de participar de uma avaliação realizada por uma equipe multiprofissional indicada pela Secretaria de Estado da Administração e Previdência, que verificará, antes da posse, a compatibilidade de sua deficiência com o exercício das atribuições explicitadas no presente Edital.

 

6.26O candidato com deficiência que não realizar a inscrição de acordo com o disposto no item 6.22 não concorrerá à reserva de vaga para pessoas com deficiência e não receberá atendimento especial, caso não atenda aos dispostos nos itens 6.23 e 6.24, não cabendo a interposição de recurso em favor da situação.

 

 

 

7                DA PROVA

 

7.1               PROVA OBJETIVA

 

7.1.1          Será aplicada prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, abrangendo os conteúdos programáticos constantes do Anexo III deste Edital, sendo as questões de múltipla escolha (a,b,c,d,e) distribuídas de acordo com o quadro a seguir:

 

 

Para a função Técnico de Estúdio e Cinefotografia:

 

 

 

ÁREA

N.O DE QUESTÕES

Compreensão de Texto

10

Matemática

05

Conhecimentos Gerais

10

Conhecimentos Específicos da função

25

Total de Questões

50

 

Para a função Motorista:

 

 

ÁREA

N.O DE QUESTÕES

Compreensão de Texto

10

Matemática

10

Conhecimentos Gerais

10

Conhecimentos Específicos da função

20

Total de Questões

50

 

7.2               Estarão aprovados todos os candidatos que apresentarem, no conjunto das questões, acerto igual ou superior a 25 questões, independentemente da pontuação obtida.

7.3               A prova objetiva será aplicada no dia 30 de abril de 2006, às 14:00 horas, nos locais e horários a serem divulgados em Edital específico e no Cartão de Inscrição dos candidatos.

7.4               O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização da Prova às 13:00 horas, obrigatoriamente munido de lápis, borracha e caneta esferográfica com tinta preta, Cartão de Inscrição com fotografia 3x4 atual (últimos dois anos) e documento original de identidade.

7.5               Os portões de acesso aos locais de realização da Prova serão abertos às 13:20 horas, e fechados às 14:00 horas, estando impedido, por qualquer motivo, o ingresso dos candidatos aos locais de prova após este horário.

7.6               O Edital com a indicação dos locais de Prova estará disponível no endereço eletrônico www.cops.uel.br, a partir das 18 horas do dia 20 de abril de 2006.

7.7               Serão considerados documentos de Identificação para acesso ao local da prova: Cédula de Identidade (original) ou Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.053/97, Carteiras oficiais de Órgãos de Classe e Passaporte.

7.8               Não serão aceitos como documentos de identidade para ingresso na sala de prova: carteira de trabalho, certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteira nacional de habilitação sem foto, carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.

7.9               Não será aceita cópia de documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo de documento de identidade.

7.10            Não será aplicada Prova, em qualquer hipótese, em local ou data ou em horário diferente dos predeterminados no Edital específico e no Cartão de Inscrição do candidato.

7.11            Não será permitida, durante a realização da Prova, a comunicação entre os candidatos, nem a utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de concurso.

7.12            Não será permitida, no dia da realização da Prova, a utilização, pelos candidatos, de aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, walkman, notebook, receptor, gravador, e outros aparelhos eletrônicos que possam comprometer a segurança do concurso, a critério da COPS). Caso o candidato porte qualquer um desses objetos, eles deverão ser desligados e colocados embaixo da cadeira. O descumprimento da presente instrução implicará na eliminação do candidato, caracterizando-se como tentativa de fraude.

7.13            Não será permitida, durante a realização da prova objetiva, a utilização de gorros, bonés, óculos escuros e de relógios, que deverão ser guardados pelos candidatos em local que impeça a visibilidade. O controle e informação do tempo serão feitos pelos fiscais de sala.

7.14            O não comparecimento à prova objetiva implicará na eliminação do candidato do presente concurso.

7.15            O candidato que usar de atitudes de desacato ou desrespeito com qualquer dos fiscais ou responsáveis pela aplicação da prova será excluído do Concurso.

7.16            As questões da prova objetiva de todos os candidatos serão corrigidas por meio de processamento eletrônico.

7.17            A duração da prova objetiva será de 4 (quatro) horas, incluindo o tempo para o preenchimento do cartão - resposta.

7.18            O tempo de duração da prova objetiva poderá ser acrescido em no máximo uma hora para os candidatos que requereram tempo adicional e obtiveram o seu deferimento, conforme itens 6.12, 6.13 e 6.24 deste Edital.

7.19            É de responsabilidade do candidato verificar o horário de início da realização da prova objetiva e o prazo do preenchimento do cartão-resposta.

7.20            As respostas às questões objetivas serão transcritas para o cartão-resposta com caneta esferográfica com tinta preta, devendo o candidato assinalar uma única resposta para cada questão.

7.21            Não serão computadas questões não assinaladas no cartão-resposta ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura.

7.22            O candidato assume plena e total responsabilidade pelo correto preenchimento do cartão-resposta e pela sua integridade, pois em nenhuma hipótese haverá substituição do mesmo, salvo em caso de defeito de impressão.

7.23            O candidato somente poderá retirar-se da sala de Prova após uma hora do início da prova objetiva, devendo entregar aos aplicadores o caderno de prova e o cartão-resposta.

7.24            Ao final da Prova, em cada sala, é obrigatória a saída dos três últimos candidatos de forma simultânea, somente após a assinatura da ata de encerramento.

7.25            Durante a realização da Prova, não será permitido ao candidato ausentar-se do recinto, a não ser em caso especial e acompanhado por um componente da equipe de aplicação do Concurso.

7.26            A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização da prova deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança. A candidata que não levar acompanhante não realizará a Prova.

 

7.27            Para a obtenção do resultado da prova objetiva serão observados os seguintes critérios:

 

 

·      1º CRITÉRIO: Serão considerados aprovados os candidatos que tiverem obtido no mínimo 25 acertos do total das questões da prova objetiva, independentemente da pontuação obtida, sendo os demais eliminados.

·         2º CRITÉRIO: Os candidatos aprovados na prova objetiva, conforme o 1º critério do resultado, serão classificados de acordo com o resultado do somatório de pontos obtidos após a aplicação da seguinte fórmula:

 

 

 

CÁLCULO PARA OBTENÇÃO DO RESULTADO DA PROVA OBJETIVA PARA A FUNÇÃO TÉCNICO DE ESTÚDIO E CINEFOTOGRAFIA:

ÁREA

FÓRMULA

PONTOS

COMPREENSÃO DE TEXTO

Nº de acertos x PESO 1,5 =

X

MATEMÁTICA

Nº de acertos x PESO 1,0 =

X

CONHECIMENTOS GERAIS

Nº de acertos x PESO 1,0=

X

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DA FUNÇÃO

Nº de acertos x PESO 2,0=

X

Total de pontos da Prova Objetiva

Máximo 80 pontos

 

CÁLCULO PARA OBTENÇÃO DO RESULTADO DA PROVA OBJETIVA PARA A FUNÇÃO MOTORISTA

ÁREA DE CONHECIMENTO

FÓRMULA

PONTOS

COMPREENSÃO DE TEXTO

Nº de acertos x PESO 2,0 =

X

MATEMÁTICA

Nº de acertos x PESO 1,0 =

X

CONHECIMENTOS GERAIS

Nº de acertos x PESO 1,0=

X

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DA FUNÇÃO

Nº de acertos x PESO 3,0=

X

Total de pontos da Prova Objetiva

Máximo 100 Pontos

 

 

7.28           Os candidatos aprovados serão classificados em ordem decrescente de acordo com o número de pontos obtidos, após a aplicação do 2º critério do resultado da prova objetiva, por CARGO/FUNÇÃO, Município, nome e RG.

 

8          DOS RECURSOS

 

8.1               Às 18 horas do dia 02 de maio de 2006 serão divulgados a prova e o gabarito oficial provisório das questões objetivas no seguinte endereço da Internet: www.cops.uel.br.

8.2               A partir da divulgação do gabarito provisório da prova objetiva terá o candidato o prazo de 2 (dois) dias úteis para entrar com recurso, mediante requerimento em formulário específico que estará disponível na Internet no seguinte endereço: www.cops.uel.br.

8.3               Os Recursos deverão ser protocolados junto a Divisão de Comunicação e Arquivo da Universidade Estadual de Londrina, localizada na Rodovia Celso Garcia Cid, Nº 445, CEP 86051-990, Caixa Postal 6050, em Londrina, Paraná, nos seguintes horários: das 8:00 às 11:30 horas e das 14:00 às 17:00 horas ou postados via SEDEX, no endereço acima, desde que dentro do prazo de 02 (dois) dias úteis após a divulgação do gabarito oficial provisório das questões objetivas.

8.4               Os Recursos interpostos fora de prazo não serão analisados no mérito.

8.5               Serão admitidos recursos relativos ao gabarito, à formulação ou ao conteúdo das questões da prova objetiva, desde que devidamente fundamentados.

8.6               A Coordenadoria de Processos Seletivos da UEL não se responsabiliza pelo não recebimento de recursos enviados via SEDEX.

8.7               Não serão aceitos recursos que não estiverem redigidos no formulário específico (item 8.2), bem como, encaminhados por via postal comum, via fax ou via correio eletrônico, os quais serão sumariamente indeferidos, sem análise do mesmo.

8.8               Os Recursos serão apreciados por Banca Examinadora, especialmente designada pela Coordenadoria de Processos Seletivos da UEL, que emitirá parecer no prazo de 05 (cinco) dias úteis, a partir do encerramento do prazo previsto nos itens 8.2 e 8.5. O resultado será comunicado ao requerente nos próprios autos do recurso.

8.9               Os pontos relativos às questões objetivas que, porventura, forem anuladas, serão atribuídos a todos os candidatos que fizerem a prova. Se houver alteração de item integrante de prova, por força de impugnações do gabarito oficial provisório, essa alteração valerá para todos os candidatos, independentemente de terem ou não recorrido.

8.10           Não serão admitidos recursos relativos ao preenchimento incompleto, equivocado ou incorreto do cartão-resposta.

8.11           Não será concedida revisão, segunda chamada, vistas ou recontagem de pontos das questões objetivas das provas.

 

9        DA CLASSIFICAÇÃO FINAL NO CONCURSO PÚBLICO

9.1               Serão aprovados na prova de conhecimentos os candidatos que obtiverem no mínimo 25 acertos  do total das questões da prova objetiva, independentemente da pontuação obtida, sendo os demais eliminados.

9.2               Os candidatos serão classificados em ordem decrescente da nota obtida na prova objetiva de conhecimentos.

9.3               Quando o número de vagas comportar, haverá três listas de classificação por cargo/função e município de inscrição.

I.     uma lista geral de todos os candidatos aprovados e classificados;

II.         uma lista dos candidatos aprovados e classificados que se declararam afro-descendentes.

III.        uma lista dos candidatos aprovados e classificados que se declararam pessoas com deficiência.

 

10      DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

10.1       Em caso de empate na nota final do concurso, terá preferência o candidato que:

PARA A FUNÇAO DE TÉCNICO EM ESTÚDIO E CINEFOTOGRAFIA

a)         obtiver a maior pontuação nas questões de Conhecimentos Específicos.

b)         obtiver a maior pontuação nas questões de Conhecimentos de Compreensão de Texto.

c)         obtiver a maior pontuação nas questões de Conhecimentos Gerais.

d)         obtiver a maior pontuação nas questões de Matemática.

e)         for o mais idoso.

 

PARA A FUNÇÃO DE MOTORISTA

a)       obtiver a maior pontuação nas questões de Conhecimentos Específicos.

b)       obtiver a maior pontuação nas questões de Compreensão de texto.

c)       obtiver a maior pontuação nas questões de Conhecimentos Gerais.

d)       obtiver a maior pontuação nas questões de Conhecimentos de Matemática.

e)       for o mais idoso.

 

11        DO APROVEITAMENTO

11.1.1                         

11.1           Considerando que este processo seletivo visa o preenchimento de vagas dos cargos/funções do Quadro Próprio do Poder Executivo que permeiam órgãos da Administração Direta e Autárquica do Poder Executivo Estadual, os candidatos aprovados e classificados além do número de vagas ofertadas neste edital poderão ser convocados para suprir a carência de pessoal em outros órgãos e área de atuação do Estado.

12        ALIAÇÃO MÉDICA

12.1           Todos os candidatos aprovados e classificados dentro do número limite de vagas existentes serão convocados por edital específico no endereço eletrônico www.cops.uel.br para se submeterem à avaliação médica, de caráter eliminatório, conforme estipulado em legislação vigente.

12.2           A avaliação médica abrangerá exames laboratoriais e exames físicos a serem especificados no edital de convocação específico.

12.3           Para a avaliação médica, o candidato deverá vir munido de documento de identidade, devendo assinar lista de presença.

12.4           Na avaliação médica, será considerado apto o candidato que não apresentar quaisquer alterações patológicas que o contra-indiquem ao desempenho do cargo para o qual se inscreveu.

12.5           O candidato convocado que, na avaliação médica for considerado inapto por determinado período, terá sua vaga garantida sem prejuízo para a nomeação e posse dos demais candidatos, até que, dentro do prazo previsto no laudo, submeta-se à nova avaliação médica.

13                DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

13.1          Caberá à Secretária de Estado da Administração e da Previdência – SEAP homologar o resultado final do Concurso Público, dentro de 30 (trinta) dias, contados da publicação da classificação final.

13.2          O prazo de validade do Concurso será de 02 (dois) anos, a partir da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

13.3          A não apresentação dos documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para a posse no cargo importará em nulidade da nomeação e perda dos direitos decorrentes.

13.4          O candidato poderá obter informações referentes ao Concurso Público junto à Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina, localizada na Rodovia Celso Garcia Cid, 445, CEP 86051-990, Caixa Postal – 6050, em Londrina, Telefone: (43) 3371 4740 e 3371 4393.

13.5          Todos os atos oficiais referentes ao Concurso Público, normatizados por este Edital, serão divulgados no Diário Oficial do Estado do Paraná e na Internet no endereço eletrônico www.cops.uel.br, com antecedência mínima de 5 (cinco) dias úteis.

13.6          É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos referentes a este Concurso Público, através do Diário Oficial do Estado do Paraná e pela Internet no endereço eletrônico www.cops.uel.br, bem como manter atualizado o endereço informado no ato de inscrição para fins de contato com o candidato, caso a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência julgue necessário.

13.7          A aprovação no Concurso, com classificação dentro do limite de vagas, não assegura ao candidato o direito de ingresso no cargo, ocorrendo sempre a nomeação por interesse e conveniência da Administração Pública.

13.8          Será excluído do Concurso, por ato da Secretaria de Estado da Administração e Previdência – SEAP,  o candidato que prestar declaração falsa ou inexata, em qualquer documento, ou usar de meios ilícitos durante o Concurso, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis.

13.9          Não serão fornecidos atestados, certificados ou certidões relativos à classificação ou notas de candidatos, valendo para tal fim os resultados publicados nos editais pelo endereço www.cops.uel.br e no Diário Oficial do Estado do Paraná.

13.10       Não haverá Segunda chamada para nenhuma prova, fase ou etapa do concurso, importando a ausência do candidato, por qualquer motivo, inclusive moléstia, acidente ou outro fato, na sua eliminação automática do Concurso.

13.11       De acordo com o disposto no Artigo 29 do Decreto nº 2.508, de 20 de janeiro de 2004, o prazo para impugnação do presente Edital Normativo será de cinco (5) dias úteis, a contar do dia imediato à data de sua publicação em Diário Oficial do Estado.

13.12       Os casos omissos serão resolvidos pelo Coordenador de Processos Seletivos da UEL em conjunto com a Diretora do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Administração e Previdência – SEAP.

Departamento de Recursos Humanos, em  22  de março de 2006..

 

 

 

Sônia Maria Fedri Schober

Diretora do Departamento de Recursos Humanos da SEAP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO I

 

PARTE INTEGRANTE DO EDITAL Nº 29/2006

DAS VAGAS

 

CARGO

FUNÇÃO

UNIÃO DA VITÓRIA

GUARAPUAVA

TOTAL

AGENTE DE APOIO

MOTORISTA

1

1

02

TOTAL

 

1

1

02

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CARGO

FUNÇÃO

CURITIBA

TOTAL

AGENTE DE EXECUÇÃO

TÉCNICO DE ESTÚDIO E CINEFOTOGRAFIA

25

25

TOTAL

 

25

25

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO II

PARTE INTEGRANTE DO EDITAL Nº 29/2006

DA RESERVA DE VAGAS

 

 

 

 

CARGO

FUNÇÃO

PESSOA COM DEFICIÊNCIA

AFRO DESCENDENTES

AMPLA CONCORRÊNCIA

TOTAL

AGENTE DE EXECUÇÃO

TÉCNICO DE ESTÚDIO E CINEFOTOGRAFIA

2

3

20

25

TOTAL

 

2

3

20

25

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO III

PARTE INTEGRANTE DO EDITAL nº 29/2006

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

CARGO AGENTE DE EXECUÇÃO – FUNÇÃO TÉCNICO DE ESTÚDIO E CINEFOTOGRAFIA

 

COMPREENSÃO DE TEXTO:

Compreensão de textos informativos e argumentativos. Noções de estruturação da frase e do parágrafo como elemento de compreensão de texto. A utilização dos conectivos e a adequação vocabular. Ambigüidade e Paráfrase.

 

CONHECIMENTOS GERAIS: Noções gerais sobre temas da vida econômica, política e cultural do Paraná, do Brasil e do Mundo. O debate sobre as Políticas Públicas para o meio ambiente, saúde, educação, trabalho, segurança, assistência social e juventude. Ética e Cidadania. Aspectos relevantes das relações entre os Estados e Povos, Estatuto dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 

MATEMÁTICA: razão e proporção. Matemática Financeira. Função do primeiro e segundo graus. Função Exponencial. Logaritmos. Progressões aritméticas e geométricas. Sistemas Lineares. Matrizes e Determinantes. Análise Combinatória. Probabilidade. Relações Trigonométricas. Geometria plana e espacial. Perímetro, área e volume de figuras geométricas. Gráficos e Tabelas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DA FUNÇÃO:

TÓPICO I: Operação de Câmera: elementos básicos, focos/obturador, filtros e lentes: pricípios básicos – distância e perspectiva, filtros e acessórios.

TÓPICO II: Gravação em estúdio, iluminação: filtros e acessórios, tipos de iluminação, luz quente/luz fria, operação de câmera de estúdio, operação de tripé, gravação externa, iluminação: filtros/luminárias e acessórios, operação de câmera, operação de tripé, filtros e acessórios, operação de mesa, direção de tv, operador de TP (telepronto), operador de videografismo.

TÍPICO III: Operação de ilha, analógica lener/time code, digital não linear: adobe premiere, operação de VT, operação de ar, operação de áudio, operação de mesa analógica, operação de mesa digital: soud forges/samplitude, operação de microfones, som direto, som indireto.

TÓPICO IV: Linguagem cinematográfica: composição de imagem, cenas e tomadas, planos e ângulos, pontuação.

 

 

 

 

 

 

 

 

CARGO AGENTE DE APOIO – FUNÇÃO MOTORISTA

 

COMPREENSÃO DE TEXTO (ENSINO FUNDAMENTAL):

Compreensão de textos informativos, narrativos e de ordem prática (ordens de serviço, memorandos, ofícios, etc). Noções fundamentais de estruturação da frase e do parágrafo como elemento de compreensão de texto. A utilização dos conectivos e a adequação vocabular.

 

CONHECIMENTOS GERAIS:

Noções gerais sobre temas da vida econômica, social, política e cultural do Paraná, do Brasil e do Mundo; Conhecimentos gerais sobre: Meio ambiente; Saúde e Educação; Cidadania e Direitos Humanos. Estatuto da Criança e do Adolescente – E.C.A.

 

MATEMÁTICA:

Operações com números inteiros, fracionários e decimais. Razão e proporção. Matemática financeira. Medidas de tempo. Equações de primeiro e segundo graus. Conjuntos e noções de funções. Relações trigonométricas no triângulo retângulo. Formas geométricas básicas. Perímetro, área e volume de figuras geométricas. Gráficos e tabelas.

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

 

1. Noções de segurança individual, coletiva e de instalações. 2. Legislação de trânsito. 3. Direção defensiva. 4. Conhecimentos básicos de mecânica e de elétrica de automóveis e caminhões. 5. Manutenção de automóveis. 6. Combustíveis. 7. Primeiros socorros.